Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Advogados, o que vocês esperam da OAB nos próximos 3 anos?

Novembro é mês de eleições na OAB. Quais são as principais reivindicações dos advogados?

Publicado por Jusbrasil
há 8 anos

Advogados o que vocs esperam da OAB nos prximos 3 anos

Qual o retorno que um advogado tem com os recursos de sua anuidade? Qual o papel da OAB nos rumos da advocacia? Para você, qual o maior problema da advocacia, hoje?

No mês de novembro ocorrem as eleições para os cargos de direção da Ordem dos Advogados do Brasil e Seccionais. Presidente, Conselheiros (Estaduais e Federais), Tesoureiros, Diretores de Caixa de Assistência, diversos outros que que estarão à frente da OAB no próximo triênio 2015-2018.

O rumo da advocacia em cada região está em jogo. Você, advogado, tem participado? Seus anseios são levados em consideração?.

Muitos advogados se queixam que as campanhas ficaram menos propositivas e se distanciaram dos anseios de classe, o que afasta o desejo de participar e votar. Por isso, queremos saber de vocês: quais propostas os advogados esperam ouvir dos candidatos? Quais os pontos críticose sugestões para mudar?

Os principais temas serão listados e ficarão disponíveis para que os candidatos se posicionem. Assim, você pode participar com muito mais vontade e transparência do futuro da advocacia. Se desejar, indique a sua localidade, talvez existam peculiaridades na sua região.

Participe, enviando sugestões e perguntas pelos comentários. =]

  • Sobre o autorInformação que transforma você, a justiça e o mundo.
  • Publicações270
  • Seguidores229842
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações747
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/advogados-o-que-voces-esperam-da-oab-nos-proximos-3-anos/254323878

23 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

espero que a OAB posicione-se em nível nacional, acerca da prestação de serviços que o Poder Judiciário vem prestando ao país. Pretendo que seja feita uma sindicância, em relação ao dinheiro que permeia o Poder Judiciário, a fim de justificar tamanho desaparelhamento do órgão. Não podemos mais aceitar tamanha morosidade! continuar lendo

- Uma das minhas reivindicações seria transparências, por que a OAB que um dia esteve do lado do cidadão hoje é omissa até mesmo com relação aos seus pares?
- A OAB não pode ser trampolim político, é comprometedor!
-O Poder Judiciário, já descrente como anda, não exercerá seu papel de fiscal da lei, da prestação jurisdicional com essa parcialidade, a mistura acaba prevalecendo interesses escusos;
- A anuidade da OAB é cara e o retorno é igual ou próximo ao que o Estado dispensa aos cidadãos, vil! Faz-se necessário mais clareza do que é feito com tanto dinheiro, as tais comissões disso e daquilo não apresenta, não executa, não tem nada, não vejo movimentos concretos em prol da sociedade, imaginava uma instituição como a OAB com trabalhos mais expressivos, até os cursos deixam a desejar, além de caros muito barulho e de concreto ???
- Por que não estou em uma dessas comissões? Falto credibilidade, há muitas estrelas que fingem brilhar, sair no jornal é fácil, quero ver ação, propostas e atitudes com fim principal no cidadão desamparado em todos os sentidos porque ao contrário já existem muitos por aí, haja vista as tais das ONGs, raras exceções, não queremos cometer injustiças!
- A OAB jamais deveria obrigar o associado a votar, o voto deveria ser facultativo, essa exigência é retrógada, não condiz nem mesmo com a própria OAB, quem sabe o que é não necessita obrigar o outro a aceita-lo, não se justifica tamanho atraso, talvez isso justifique a falta de interesses de muitos não se importarem com a Ordem, apenas pagam a anuidade para ter o direito de exercer a profissão, poderia ser diferente, mas em pleno século XXI o corporativismo impera e afasta-nos sem cerimônia, comportamento bastante discutível. continuar lendo

Maior transparência, defesa das prerrogativas, apartidarismo, a OAB não pode servir como trampolim para política, se desvinculando de quaisquer interesses políticos. continuar lendo

Poderia esperar que a OAB se comporte menos como uma guilda, e mais como um conselho profissional. Que pare de se prestar ao ridículo e degradante papel de serviçal de interesses políticos. Que abandone a patética cruzada contra a livre concorrência na advocacia (dita "mercantilização"), que faz em prol dos grandes escritórios, sufocando os novos advogados, que permanecem ilustres desconhecidos sem oportunidades. Que abandone sua cobrança, ou, ao menos, ofereça uma contraparte à altura do que é pago.

Poderia esperar, mas não espero. Vamos ser realistas. A OAB vai continuar prestando um desserviço à sociedade brasileira, construindo uma reserva de mercado e patrocinando interesses políticos e corporativistas. Roberto Campos tinha razão, afinal:

"Pessoas sérias raramente têm tempo e estômago para as futricas e brigas
para ocupar o espaço corporativo. A OAB conseguiu a façanha de ser
mencionada três vezes na 'Constituição besteirol' de 1988. É talvez o único
caso no mundo em que um clube de profissionais conseguiu sacralização no
texto constitucional..." continuar lendo