jusbrasil.com.br
24 de Julho de 2017

A história do Jusbrasil... E de sua nova marca

Jusbrasil
Publicado por Jusbrasil
há 2 anos

A histria do JusBrasil E de sua nova marca

Se você fosse criar sua marca, que símbolo te representaria? Pense um pouco sobre isso…

Difícil, não é!? E se você fosse um advogado de sobrenome Rocha que gosta de golfinhos; que tal um golfinho com uma balança na boca pulando uma rocha? É, acho que não ficaria tão legal... O processo criativo nunca é tão simples assim;-)

Sintetizar os valores e conceitos de uma empresa ou pessoa em uma única imagem é um grande desafio. Vamos apresentar nossa nova marca e o caminho que nos levou até ela.

O comecinho de tudo

Em 2008, quando iniciamos nossa jornada, queríamos uma marca que fosse a nossa cara. Mas qual era a nossa cara afinal? Lá atrás, tudo era muito novo para nós. Éramos os primeiros a usar tecnologia de ponta para resolver um problema antigo - as pessoas simplesmente não tinham acesso à informação jurídica e pública - tudo aquilo que regula a vida de todos nós era simplesmente invisível para a maioria.

Chegávamos para tentar mudar isso e não sabíamos muito sobre o impacto que teríamos, a quem iríamos interessar e qual seria a repercussão do nosso trabalho. Já imaginávamos que tornaríamos justiça um conceito mais acessível para os brasileiros e que teríamos uma boa repercussão entre os advogados e operadores do Direito. Daí surgiu o nome JusBrasil e a nossa primeira marca:

A histria por trs do Jusbrasil E de sua nova marca

Primeiro logo do Jusbrasil — 2008

Entendendo melhor o que somos

O tempo passou e a nossa compreensão sobre nós mesmos foi evoluindo. Descobrimos que não só advogados se interessavam pelo nosso trabalho, mas que para cada advogado que acessava o Jus, 20 pessoas de outras profissões faziam o mesmo. Eram brasileiros, como eu e você, procurando entender seus direitos e deveres através da informação.

Mas ainda faltava (e falta) muita informação, assim como organização dessa informação. Foi quando percebemos que poderíamos entregar muito mais valor se conectássemos essas pessoas, para que se ajudassem. Surgiram algumas ideias como: e se as pessoas pudessem também acompanhar (seguir) assuntos, conhecer outras pessoas com os mesmos interesses, publicar e recomendar o que os outros deveriam ler e trocar experiências? O Jusbrasil seria uma espécie de "rede social orientada a assuntos (nossos tópicos)". E foi isso que fizemos. Em 2013 surgia um novo Jusbrasil, e com ele uma nova marca:

A histria por trs do Jusbrasil E de sua nova marca

Segundo logo do Jusbrasil — 2012

Nossa cara, nossa identidade

Mas algumas coisas ainda nos incomodavam na marca que acabávamos de reformar. Usar a bandeira do Brasil sempre foi uma honra, mas não nos definia. Quantas marcas por aí fazem referência à nossa bandeira brasileira? Não era um logo que as pessoas pudessem olhar e associar a nós. Além disso, a bandeira fazia com que algumas pessoas nos confundissem como uma instituição governamental. Chegava a hora de uma marca nova, de verdade...

De 2013 para ca as pessoas começaram a utilizar o Jus como rede social. Mais de 1 milhão de usuários, todos os meses, publicam, comentam, recomendam e se conectam. Daí foi caindo a ficha do que realmente acontece dentro do site.

Todos os anos mais de 90 milhões de brasileiros passam por nossas páginas. De um lado, são 700 mil advogados que estão usando o Jusbrasil para se atualizar, divulgar conhecimento e trabalhar em seus processos; do outro, são milhões de brasileiros precisando entender melhor os seus direitos, seja via a informação que encontram, seja via a ajuda direta de um advogado.

O Jusbrasil passava a conectar advogados e leigos através da informação jurídica:

Admin Teste Por que o JusBrasil est de cara nova

E em tudo esse novo logo fazia sentido para nós:

A histria por trs do Jusbrasil E de sua nova marca

Simples, marcante e que ainda simboliza o espírito jovem da nossa equipe, formada por pessoas de ideias inovadoras e cheias de vontade de fazer a diferença. O time adorou!

Então, depois de rabiscar muitas ideias (algumas quase tão absurdas quanto um golfinho com uma balança na boca pulando uma rocha), chegamos no que acreditamos ser a nossa cara para os próximos anos. Um símbolo com as cores do Brasil, em formato ascendente e com elementos que se encontram, representando nossos principais ativos: usuário (amarelo), advogado (azul) e informação (verde):

A histria por trs do Jusbrasil E de sua nova marca

E para quê tudo isso?

Observamos de perto a interação desses milhares de Jusbrasileiros e sabemos como as pessoas querem e precisam de uma forma fácil e eficiente de "fazer valer a justiça". Hoje, sabemos exatamente porque existimos e em que focar nossas forças.

Existe um termo que está se cunhando mundialmente: o justice gap. Não existe uma tradução precisa.

"Justice gap" é a distância entre ter um direito e conseguir fazer esse direito ser respeitado e exercido.

A tradução (localização) mais próxima seria algo como a lacuna para o acesso à justiça.

O Brasil é esse país cheio de direitos e leis que as pessoas nem sabem que possuem, ou que sabem mas não conseguem fazer nada a respeito. Aqueles poucos mais articulados e de raro conhecimento ainda conseguem algum acesso à justiça. Mas a grande maioria fica de fora, e uma lei que serve a poucos, não serve ao propósito do Direito. Isso é justice gap.

Reduzir o justice gap / Ampliar o acesso à justiça

É por isso que trabalhamos

Queremos que as pessoas entendam seus direitos com informação de qualidade e acessível; que os advogados, guardiões desses direitos, se tornem melhores e mais competitivos; e que pessoas e advogados possam se encontrar facilmente para que qualquer um tenha seu direito atendido.

Que o mundo jurídico se torne eficiente, compreensível, se faça valer no dia a dia, para todos.

Vamos revolucionar o acesso à justiça!

75 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

"Vamos revolucionar o acesso à justiça."

Ainda que "virtual", já é um grande passo!

Sucesso. continuar lendo

Obrigado Alexandro, José, Franscisco e Pare Assessoria, pela confiança!

Todo o nosso esforço em conectar as pessoas facilmente com bons e acessíveis advogados é para que possam sair do online e buscar seus direitos no offline.

Vamos passo a passo, Alexandro, como bem colocou, mas sempre mirando em impactar o mundo "real" ;-)

Grande abraço
-Rafael continuar lendo

Parabéns pela logo, ficou muito legal. Obrigado pela história, pelo conhecimento que fazem chegar até nós. continuar lendo

Quando se compreende o significado de algo, isso fica muito mais interessante e bonito. Parabéns pelo trabalho que tem sido feito e pelo novo logo, ficou lindo. continuar lendo

Parabéns, sou um grande fã do serviço de vocês. continuar lendo