jusbrasil.com.br
25 de Maio de 2022

15 perguntas para se fazer antes de publicar no Jusbrasil

Jusbrasil, Advogado
Publicado por Jusbrasil
há 7 anos

15 perguntas para se fazer antes de publicar no JusBrasil

1. A formatação do meu texto está adequada?

Estética é um fator chave na internet. Um texto bem organizado tem grandes chances de ser lido. Por quê? Porque ele faz o leitor encontrar as informações que ele precisa de forma rápida. Se eles a veem facilmente, tudo bem, ele continua, se não enxergam? Próximo!

Para organizar seu texto no Jusbrasil, você tem ferramentas do editor. Aprenda a utilizá-lo, clicando aqui.

2. Como está a correção ortográfica?

Confiabilidade é palavra que combina com correção ortográfica. Um texto escrito em bom português é mais confiável para quem lê. Tenha bastante cuidado; um deslize e ele compromete a sua relação com o leitor. Deslizes sempre acontecem, é inevitável, mas sempre que possível peça que alguém revise seu texto. Um olhar de fora é mais atento.

3. Adicionei tópicos corretamente?

Os tópicos fazem parte do mecanismo de organização da informação no Jusbrasil, adicionando-os as pessoas certas encontrem sua publicação. É melhor forma de divulgar seu texto aos interessados pelos assuntos nele abordados. Entenda como funciona a adição e criação de tópicos, clicando neste link: Quais são as regras para adicionar tópicos?

4. O texto está objetivo?

A regra na internet é a disputa por atenção. Sua publicação está concorrendo com notificações de redes sociais, celulares, emails e outras tantas. Va direto o ponto e, se for o caso, prometa mais conteúdo para complementar as informações.

5. Eu leria um texto com esse título?

Na web, a “vender” um texto depende de um bom título. Em tempos de redes sociais e de compartilhamento, um título objetivo, bem contextualizado e que gere curiosidade nas pessoas é a melhor porta de entrada para o seu texto. Para escrever um título “matador” leia este artigo: Como escrever títulos impossíveis de serem ignorados?

6. Preciso colocar imagens?

Imagens valem mais que mil palavras, certo? Se elas passam a mensagem do texto, sim. É imprescindível colocar imagens, pois ela integra uma parte importante, como já falamos acima, a parte estética. Além disso, seu texto fica bem melhor quando for compartilhado em redes sociais. Uma imagem e um título perfeito vão fazer o seu texto se destacar entre os milhares de artigos vagando pela web. Clique aqui para saber onde encontrar imagens.

7. Repeti o título no corpo do texto?

Este é um equívoco recorrente entre os usuários do Jusbrasil. Quando reproduzem uma notícia ou artigo de outros autores, além de colocar o título da notícia no campo destinado para esta finalidade, repetem-no no corpo do texto. A não ser que você crie uma outra chamada e teça alguns comentários que deem o seu toque ao documento, repetir o título no corpo do texto é desnecessário e prejudica a estética.

8. Exagerei na caixa alta?

Outro grande problema na internet. As pessoas, em vez de usarem o negrito para destacar algum trecho ou termo, utilizam a CAIXA ALTA. A impressão para quem lê é de deselegância, quase um grito. Existem estudos que comprovam que a caixa alta prejudica a leitura, pois são menos legíveis.

9. Usei o espaço do subtítulo corretamente?

O subtítulo de um artigo é um espaço para complementar o título e não para outras finalidades. Alguns usos errados: autoria (ex. Por Fulano de Tal), fonte (ex. Fonte: Conjur).

10. Meu texto é pertinente para o contexto do site?

Este item dispensa apresentações. O Jusbrasil é um site de conteúdo jurídico, político, assuntos relacionados à cidadania, por isso sempre devemos atentar para aqueles assuntos ou temas que permitam um melhor uso das ferramentas do portal, como este texto que está lendo, por exemplo.

11. As informações que forneci estão corretas?

O Jusbrasil permite o uso da plataforma por qualquer pessoa que se sinta segura para abordar assuntos de interesse do público do portal. Mas o poder de divulgar a informação deve ser balanceada com o dever de correção ou da inexistência de malícia em sua publicação.

12. Meu texto ofende alguém ou alguma instituição?

O Jusbrasil se esforça em manter o melhor ambiente possível para que as discussões sejam sempre bem fundamentadas e cordiais. Embora ânimos se alterem em algumas discussões, é sempre importante que todos conheçam a Política de Respeito e Gentileza e a divulguem entre os participantes do site. Comentários ofensivos devem ser denunciados ao Jusbrasil. Clique aqui para saber como reportar um comentário.

13. Estou preparado para receber críticas e respondê-las com cordialidade?

Como já falamos, o site é um ambiente fértil para discussão e nem sempre a nossa opinião será correspondida, afinal cada um tem liberdade de pensar e de se expressar - dentro dos limites da cordialidade e respeito. Por isso esteja preparado para as críticas e, quando respondê-las, faça com educação e paciência.

14. Indiquei a autoria original?

Sempre que publicarmos um texto que não for de nossa autoria, ou até mesmo colocarmos trechos de outros autores, devemos indicar a fonte do conteúdo e, caso o autor original entre em contato pedindo a retirada do artigo, atenda ao pedido.

15. Meu perfil está completo?

A melhor forma de ser conhecido, ser seguido e criar um público fiel é ter o seu perfil completo. Ali estarão suas informações básicas, formação, especialidade, profissão, foto. Além disso, abaixo de todos os seus textos existirá uma assinatura digital com a opção “Seguir”.

Para aprender mais sobre publicações no Jusbrasil leia: 7 maneiras simples de impulsionar a sua publicação no Jusbrasil.

Informações relacionadas

Blog do Jusbrasil
Artigoshá 2 anos

Advogado 4.0: Tudo que você precisa saber

Comunidade Jusbrasil
Artigoshá 3 anos

Guia completo para publicar seu texto no Jusbrasil

Jusbrasil, Advogado
Artigoshá 8 anos

Enviar artigos, notícias ou modelos: como publicar no Jusbrasil?

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Vez por outra o JusBrasil nos fornece umas dicas preciosas.
Bom seria que todos os escritores lessem...

Ao ler, lamento constatar que algumas vezes, infelizmente, quebrei 'regras'.
Perdão! continuar lendo

Como recebemos certificado por publicação dos artigos? continuar lendo

De fato, o Jusbrasil é uma grande ferramenta para o mundo jurídico! continuar lendo