jusbrasil.com.br
28 de Janeiro de 2021

Você conhece mesmo o Jusbrasil?

Trazemos aqui cinco coisas que você precisa saber.

Jusbrasil, Advogado
Publicado por Jusbrasil
há 2 meses

Se você chegou até aqui, é muito provável que já tenha utilizado o Jusbrasil em algum momento da vida, mas nunca entendeu ao certo o que fazemos. Primeiro queria te dizer que tá tudo bem com isso, a gente sabe que pode ser complexo entender tudo de uma vez. Segundo, temos uma proposta para você: topa o desafio de conhecer 5 fatos sobre nós hoje?

Essas curiosidades te ajudarão a entender melhor quem somos, o que fazemos e como fazemos. Vem com a gente!

1. O Jusbrasil é do governo?

Essa é uma dúvida que vemos surgir com frequência, e entendemos que ela ocorre por conta do nome (Jus + Brasil) e pela identidade visual com cores que remetem à bandeira do nosso país, mas a resposta para essa pergunta é: não.

Não somos um órgão público, mas sim uma empresa privada do setor de tecnologia. Trabalhamos com a coleta, organização e disponibilização da informação jurídica pública, tais como autos processuais, jurisprudência e diários oficiais. Também disponibilizamos conteúdos autorais, produzidos por uma comunidade de autores independentes, que criam materiais jurídicos (modelos, peças, artigos e notícias) e os publicam no Jusbrasil.

2. Se escreve: O Jusbrasil? A Jusbrasil? O JusBrasil?

No princípio… Enquanto a internet ainda era uma terra inóspita, chegamos ao mundo como JusBrasil, utilizando o B maiúsculo. No entanto, com o passar dos anos, fomos nos entendendo melhor enquanto empresa, até chegarmos à identidade visual que adotamos desde 2015. Você pode entender um pouco mais desse processo de transição neste texto em que contamos a história da nova marca.

Desde então, escrevemos o nosso nome apenas com o J maiúsculo: Jusbrasil, e nos acostumamos a tratá-lo com o artigo masculino, portanto: O Jusbrasil. A questão do artigo no entanto não é uma regra, pois entendemos que podem existir contextos onde faça mais sentido utilizar o artigo feminino, por exemplo, ao estar falando da empresa Jusbrasil. Você não precisa esquentar muito com isso, mas quando for chamar ou marcar a gente em algum post por aí, lembra que não tem mais B maiúsculo!

Primeiro logotipo do Jusbrasil — 2008

Logotipo atual do Jusbrasil - 2015

3. A empresa é formada apenas por advogados?

Não, mas eles também estão representados aqui dentro! Contamos com advogados e bacharéis em Direito nos nossos times de legal engineering e também nos times que cuidam das nossas demandas legais. Além disso, não são raros por aqui os casos de profissionais que mudaram de carreira após a formação em Direito e hoje atuam como desenvolvedores, product managers e etc.

A maior parte do nosso time, no entanto, é composta por desenvolvedores e designers, que trabalham diretamente naquilo que você encontra aqui no nosso site, esses times nós chamamos de BU’s (Business Units).

    Para dar suporte ao que é desenvolvido aqui, temos o que chamamos de Functional Units. Esses times organizam as demandas financeiras, melhoram a nossa experiência nos hubs ou tratam da nossa comunicação, experiência e estratégias de interação com os produtos.

    Algumas dessas posições estão com vagas abertas, e você pode se inscrever aqui caso deseje trabalhar com a gente.

    4. Onde o Jusbrasil nasceu?

    Nossos fundadores são baianos da cidade de Salvador, e foi nesta terra ensolarada que demos os primeiros passos como empresa. Em uma sala de universidade (onde o distanciamento social de hoje não seria possível), uma equipe se juntou para desafiar a ideia de buscador que se tinha na época.

    E se as pesquisas fossem além dos títulos de páginas? E se os buscadores pudessem apresentar também documentos que costumavam estar escondidos na web? Essas foram algumas das perguntas que fizeram a sala da foto abaixo fervilhar.

    Universidade Jorge Amado - 2008

    5. O Jusbrasil é uma startup? Uma legaltech?

    Somos uma legaltech - uma empresa de base tecnológica que atua no segmento jurídico.

    E se quiser saber mais sobre os motivos, uma explicação mais técnica: conceitualmente, o termo "startup" define um estágio empresarial e não um tipo empresarial. Ou seja, a startup é uma empresa que está em um estágio embrionário/inicial, como trazido por Steve Blank e Eric Ries, e está tentando se tornar um negócio escalável e repetível. As startups nascem em um ambiente de extrema incerteza.

    A classificação das empresas de base tecnológica por temática, como as"legaltechs/lawtechs";"healthtechs";"insurtechs", costumam ser mais utilizadas para determinar empresas que já passaram do estágio embrionário e estão em fase de consolidação, tração e/ou break even, o que é o caso do Jusbrasil. Por isso você nos verá cada dia mais utilizando o termo Legaltech.

    E aí, ainda ficou com alguma dúvida? Diz aqui nos comentários!

    Já segue o Jusbrasil nas redes sociais?

    29 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    É belíssima a história do Jusbrasil.

    Tenho muito orgulho de escrever artigos para a plataforma desde 2015 e também tive o prazer de conhecer o escritório do Jusbrasil em São Paulo e sua equipe incrível, em 2019!

    Vocês são demais! continuar lendo

    Muito orgulho dessa foto do item 4. Ali já se iam 3 anos de empresa e perseverávamos contra tudo e contra todos - tínhamos acabado de lançar o Jusbrasil. Essa sala foi conseguida, a título gratuito, pelo professor Grinaldo Lopes, na Universidade Jorge Amado, quando nem se falava a palavra "incubadora" (nem a palavra "startup") no Brasil.

    P.s: acrescentaria:

    6) O Jusbrasil copiou o logotipo do Google Ads? rsrs..

    Resposta: não! O nosso veio bem antes do deles. continuar lendo

    Há algum tempo tive essa dúvida do "tópico 6", daí pesquisei bastante até descobrir que o Google plagiou o Jus (como pode?!) hahaha continuar lendo

    "Quando chegamos aqui era tudo mato!" kkkk

    Tem que ter muito orgulho mesmo de construir uma empresa sólida no Brasil, com mais de 10 anos de vida, com cultura e propósito muito fortes! 🚀🚀🚀 continuar lendo

    Jusbrasil! Um orgulho, não só dos baianos, mas de todo o Brasil! continuar lendo

    Que conteúdo massa, eu sou o único que ainda tem mania de escrever "JusBrasil"?

    Vou começar a me policiar!

    Parabéns @jusbrasil continuar lendo