jusbrasil.com.br
22 de Julho de 2018

Como funciona a Política de Respeito e Gentileza do Jusbrasil?

Jusbrasil, Advogado
Publicado por Jusbrasil
há 5 anos

Aqui no Jusbrasil temos como princípio básico tratar todos os Jusbrasileiros com respeito, civilidade, consideração e gentileza. Respeite as opiniões opostas ou diferentes, crenças e conclusões.

Assumindo que todos os outros Jusbrasileiros estão tentando contribuir para que o Jusbrasil seja o lugar certo para encontrar a informação que você precisa, tente entender e escutar quem discorda de você.

Somos todos responsáveis por criar uma comunidade receptiva e respeitosa. Isso é uma tarefa fácil quando entendemos que devemos tratar os outros como gostaríamos de sermos tratados.

Ataque a Pessoas ou Conteúdo

Ataques pessoais não são permitidos no Jusbrasil, mesmo que não sejam desrespeitosos ou sejam direcionados ao conteúdo do publicador. As pessoas devem ser civilizadas e respeitosas quando discordarem umas das outras, sendo assim, não é permitido:

  1. Atacar ou depreciar outras pessoas;

  2. Se referir ao conteúdo de outras pessoas de forma insultante ou faltando com respeito;

  3. Assediar outros usuários do Jusbrasil.

Esse comportamento não agrega valor nem conhecimento, além de impedir que outras pessoas contribuam com conteúdo útil e diversificado para a construção de uma comunidade cada vez melhor.

Respondendo (concordando ou discordando) aos Comentários

Quase sempre os comentários são interações entre pessoas desconhecidas. Considere que outras pessoas podem ser novas no Jusbrasil e/ou não conhecem você, então é necessário que se mantenha a discussão em um nível de educação e civilidade acima do normal e diferente de outras redes sociais onde você interage com seus amigos e/ou onde se tem normas sociais mais tolerantes.

Para que fique claro, ser respeitoso e gentil implica em assegurar que os seus comentários/respostas não irão desencorajar ou intimidar outros Jusbrasileiros.

Nós incentivamos o debate e as opiniões diferentes (discordâncias), entretanto é necessário que se agregue valor ao conteúdo discutido. Não há problema em discordar no seus comentários, entretanto é necessário que você o faça de forma respeitosa, civilizada e educada.

Uma excelente forma de testar seu comentário é se perguntando:

"Se eu fosse novo no Jusbrasil e/ou não conhecesse você, seria razoável para mim entender seu comentário como hostil ou desrespeitoso em relação a mim ou ao que eu escrevi?"

A resposta deve ser não.

Exemplos de comportamento que violam a Política de Respeito e Gentileza do Jusbrasil:

  • Ataques pessoais, incluindo comentários ofensivos, hostis e desrespeitosos;

  • Fazer acusações injustificadas sobre outros usuários;

  • Apresentar padrões de comportamento que constituem assédio a um alvo, seja uma instituição, uma pessoa ou um grupo delas. Exemplo: Fazer ameaças, perturbações repetitivas, contatos indesejados, ataques pessoais ou revelar informações pessoais de algum usuário sem sua permissão;

  • Ofensas raciais, sexuais, homofóbicas, ateístas, religiosas, políticas, éticas ou outras referências similares contra algum membro da comunidade;

  • Usar a filiação de alguém como motivo para descreditar ou depreciar a visão de uma pessoa (isso não inclui apontar um conflito de interesse relevante à questão discutida);

Assédio

O assédio é claramente um sinal de comportamento abusivo e ofensivo utilizado por pessoas que tem como propósito afetar o alvo destas ofensas. O que o assediador pretende é tornar o Jusbrasil um ambiente desagradável para seu alvo, assim ele desencoraja seu alvo a utilizar o Jusbrasil.

Exemplos de assédio: Fazer ameaças, perturbações repetitivas, contatos indesejados, ataques pessoais ou revelar informações pessoais de algum usuário sem sua permissão.

Discursos de Ódio

Os Jusbrasileiros não estão autorizados a postar conteúdo ou adotar um tom que pode ser interpretado, aos olhos de um observador sensato, como forma de discurso de ódio, particularmente voltado a raça, gênero, religião, nacionalidade, etnia, grupo político, orientação sexual ou outra característica similar. Comentários e conteúdos que abordem esses temas de forma genérica devem ser redigidos de forma neutra e o mais respeitosa possível.

Retaliações não serão permitidas

Violar a Política de Respeito e Gentileza em resposta a outra pessoa que violou esta política não será tolerado.

Por favor, observe que a nossa Política de Respeito e Gentileza também é direcionada aos usuários que deixaram de utilizar o Jusbrasil.

Consequências

  • Os comentários e conteúdos que violem a Política de Respeito e Gentileza podem ser removidos sem aviso prévio;

  • Usuários que insistirem em desrespeitar a Política de Respeito e Gentileza podem ser proibidos de fazer comentários ou serem banidos.

Vote "Não Recomendar" primeiro, depois Denuncie!

Clicando em Não recomendar você deixa claro que o usuário em questão está descumprindo a política por falta de respeito a você ou ao conteúdo e ele deve ser ignorado pelos outros usuários.

Para denunciar o documento basta clicar nos 3 pontinhos que aparecem logo abaixo do subtítulo do texto e ir na opção "Reportar".

O comportamento do infrator deve ser visto como um mau exemplo.

12 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

O Jus Brasil é um dos raros canais de comunicação de qualidade e creio deve-se aos participantes que dotados de civilidade tem-se expressado com respeito aos demais, fantástico é discordar numa discussão agregando conhecimento e tenho encontrado essa característica em muitas discussões. Muito bom também na pesquisa da jurisprudência e de publicações. Parabéns a todos que contribuem com o seu conhecimento e principalmente, ao idealizador desse projeto. continuar lendo

O Jus brasil e um canal de informações muito uteis, para me manter atualizado sobre muitos assuntos no dia a dia da Justiça brasileira. Vale a pena receber todas as mensagens.
Nelso Wolfarth continuar lendo

Bom saber que existe sim, redes sociais que trás alguma coisa boa.
Chega de ficar lendo assuntos que não agrega e só agride.
Fazer parte desse canal de informação é com certeza, enriquecimento de cultura, conhecimento, aprimoramento de debates, reflexão inteligente...
O fato do outro não concordar com o que você pensa, não faz dele teu inimigo. Muito pelo contrário. Muitas vezes tinha meu ponto de vista e lendo e refletindo sobre o ponto de vista do outro, vi como eu estava equivocado ou mal informada em meu conhecimento. continuar lendo

Concordo plenamente, pois a diferença de opiniões não pode ser supedâneo para o desrespeito. A concordância nem de longe é obrigatória, mas o respeito é essencial.
Parabéns Tiago continuar lendo